Itinerário da França: uma viagem pelo sul da França

Com o passar dos anos, minha esposa, Joni, e eu viajamos pela França , geralmente passando algumas semanas procurando o lugar certo para nossa aposentadoria. Cada vez, percebendo ainda mais que nossa aposentadoria nos levaria de volta à França. Mas onde?

Tínhamos olhado para Paris , encantadora e emocionante, mas no final das contas cara demais. Já tínhamos ficado em Bordéus e Toulouse, ambas as possibilidades. Mas, ainda não havíamos encontrado o lugar que atendia a todas as caixas. Localização, transporte de ida e volta para visitar amigos na Suécia, Alemanha, Espanha, Noruega, Islândia e Reino Unido, com a maior facilidade possível, era uma prioridade.

O clima também era um problema. Morávamos em uma área nos Estados Unidos que tinha quatro estações distintas, mas os invernos eram frios, então queríamos um clima mais moderado. A comunidade também era importante, não apenas uma comunidade de expatriados , mas um grupo enérgico que recebia expatriados. O acesso a uma boa comida era um requisito e a disponibilidade de uma universidade, uma vantagem.

Em nossa busca, seguimos para Languedoc Roussillon e o Golfo de Leão, onde investigamos Carcassonne, Narbonne, Nice, Eze e Aix en Provence.

Southern-France-Drive-Itinerary

Nossa estratégia foi buscar pessoas nessas comunidades que pudessem nos mostrar e nos contar como era a vida em sua comunidade. Procuramos, sempre que possível, ficar em hotéis B&B ou pequenos hotéis operados pelo proprietário, utilizando sua experiência na comunidade. Isso nos deu a oportunidade de conhecer bairros, restaurantes locais e lugares fora dos caminhos tradicionais. Primeira parada, Carcassonne.

Dia 1-4 Carcassonne

Carcassonne
© Soko25 / iStock

Um amigo meu que joga golfe recomendou Carcassonne. Sua irmã morou lá por quinze anos e estava disposta a nos guiar por um tour e, no fim das contas, nos convidou para um mercado de sábado e uma visita aos pubs. Então, percorremos a cidade, descobrimos onde os expatriados moravam e visitamos os mercados.

A maior atração de Carcassonne é a Cidadela e Castelo de La Cite, que foi construída no século 12. Eles estão acima da vila abaixo com enormes fossos, muralhas e portões estreitos. A vila de La Cite contém a Basilique St Nazaire, onde a pedra do cerco está pendurada em comemoração à guerra com os cruzados em 1209. Le Chateau, posicionado dentro das muralhas da La Cite, vale bem a pena o passeio.

Nós reservamos três dias de nossa estadia no Hotel De La Cite. Uma viagem de táxi de 10 minutos da estação de trem nos deixou na entrada da ponte levadiça do cemitério para a aldeia La Cité. De lá, um pequeno traslado do hotel nos pegou e atravessou o caminho estreito de paralelepípedos até o hotel. É um hotel encantador que se abre na parte de trás de uma caminhada de muralha para o Chateau. Nenhum tráfego além de um veículo de entrega ocasional é permitido na Cidadela. As ruas de paralelepípedos atravessam a vila, que está repleta de restaurantes, lojas de arte e artesanato e oferece trufas, foie gras e alguns dos melhores cassoulet (um prato quente de feijão, pato e salsicha) que já provamos.

Em nossa primeira noite em La Cite, encontramos nossos novos amigos no hotel, e eles nos levaram a um restaurante local, La Pas Sage, na vila onde comemos o cassoulet mais maravilhoso , por menos de US $ 9. Planejamos nosso roteiro para o encontro do dia seguinte na praça central da cidade abaixo, onde nos reuniríamos com nossos novos amigos no mercado central e no pub “The Florian”.

Na manhã seguinte, por volta das 10h30, saímos do castelo para caminhar até a cidade abaixo. Depois de uma descida íngreme através dos fossos, através de um parque encantador até uma ponte para pedestres sobre o Rio Aude, seguimos para o passeio principal em direção ao mercado central. O centro da cidade estava repleto de lojas, restaurantes e pubs modernos. Chegamos ao mercado central cheio de vendedores que vendiam vegetais coloridos, carnes, queijos e frutos do mar do Mediterrâneo. Os preços eram muito melhores do que nos EUA e notavelmente menores do que em Paris, os mexilhões frescos custavam apenas US $ 3 por quilo e os tomates, US $ 1,99 por quilo.

Nossos amigos nos apresentaram a seus amigos da Irlanda, Londres, Estados Unidos e França. Todos pareciam entusiasmados em conhecer novos residentes em perspectiva e compartilharam suas opiniões sobre como morar em Carcassonne. Em geral, todos amavam a pequenez da aldeia. Disseram que o tempo estava bom em geral, mas ventava muito no outono. Os aluguéis e o custo dos imóveis eram moderados. Bons apartamentos podem ser adquiridos por $ 890 por mês e condomínios podem ser comprados por $ 76.000 a $ 150.000.

Em seguida, para o final, Les Halles, um mercado central cheio de vendedores de comida locais, um bar e um restaurante. Quando chegamos lá, eram quase 14h. A maioria dos vendedores de comida havia fechado, mas o pub continuou até por volta das 15h com música alta e moradores locais bebendo e comendo.

Nós nos mudamos no dia seguinte para mais perto do centro da cidade, para Carcassonne B&B, administrado por dois cidadãos do Reino Unido, Mike e Peter. Eles compartilharam algumas recomendações de restaurantes e museus e sugeriram que olhássemos para Narbonne, pois fica mais perto do Mediterrâneo e a apenas uma curta viagem de trem.

Tempo de viagem para Narbonne : 50 minutos

Dia 5 Narbonne

Narbonne
© Nito / iStock

Chegamos a Narbonne e seguimos, como é nosso costume, para Les Halles para almoçar e saber como morar em Narbonne.

Narbonne é uma região vinícola jovem e em crescimento. No caminho encontramos o Horrreum Romano, um enorme armazém subterrâneo que atendeu ao porto de Narbonne até o estuário se encher de lodo e encerrar o valor do porto no século XV. O Canal de la Robine leva ao Golfo de Leão em Port la Nouvelle.

Fizemos novos amigos na hora do almoço e eles nos disseram que alugaram seu apartamento de dois quartos por US $ 730 por mês e outros condomínios mais antigos no centro da cidade podiam ser encontrados por ainda menos.

A história de Narbonne foi um tanto subestimada. Visitamos a Catedral Saint-Just et Saint-Pasteur, conectada ao Palais des Archeveques no centro de Narbonne. Existem mais artefatos, esculturas, tapeçarias e documentos aqui do que alguém poderia absorver em algumas horas. Embora existam vários museus dignos de uma visita em Narbonne, passamos nosso tempo caminhando pelo Canal de la Robine.

Também gostamos de observar os barcos de lazer no canal e imaginar a curta viagem até o Golfo de Lion. Achámos Narbonne confortável e uma possibilidade para a nossa reforma. O clima em Narbonne era melhor do que em Carcassonne, e a proximidade com o Mediterrâneo muito mais atraente. Além disso, o custo de vida em Narbonne também era menor.

Mas tínhamos mais para ver. Próxima parada, Nice.

Tempo de viagem para Nice: 3-4 horas

Dia 6-7 Nice

agradável
© SukovDimitri / iStock

Não esperávamos que Nice, em seu esplendor cosmopolita, fosse um lugar onde gostaríamos de nos instalar, mas ela estava a caminho de Aix en Provence e queríamos explorar Eze, então decidimos ir para lá. Encontramos nosso pequeno hotel, Victor Hugo, a uma curta distância da estação de trem. Era um pequeno hotel de nove quartos administrado pelo proprietário, Gerard, e sua companheira de quatro patas, Cosette. Gerard nos deu instruções para todos os bairros que ele achou que seriam agradáveis ​​para um casal de aposentados e forneceu uma lista de todos os pontos turísticos a serem visitados.

Nice tem uma ampla variedade de alimentos. Os frutos do mar dominam e seguimos a sugestão de Gerald para um ótimo restaurante chamado Spity, na praia, a uma curta distância do hotel, perto da promenade des Anglais, construída na década de 1830. Os frutos do mar eram extraordinários. Após o almoço, caminhamos até a Igreja Russa, um local turístico popular com muita história.

Durante nossos tr̻s dias em Nice, tamb̩m visitamos o famoso mercado de flores, o distrito de Cimiez, a Notre-Dame de-Cimiez, o Musee Matisse e o Musee Chagall Рtodos valiosos. Achamos a cidade velha uma mistura fascinante de restaurantes internacionais Рvale a pena caminhar apenas para sentir o cheiro dos pratos sendo preparados.

Encontramos alguns apartamentos que teriam sido perfeitos para nós, ao longo do Victor Hugo Boulevard na faixa de preço de US $ 1.100. Embora tenhamos gostado de Nice, com sua arquitetura e história, era muito movimentada para nós. Talvez seja mais adequado para o turista de três dias do que para o aposentado de longo prazo.

Tempo de viagem para Eze: 30 minutos

Dia 8 Eze

Eze
© Lucentus / iStock

Eze é uma vila encantadora situada bem acima do Mar Mediterrâneo, com vista para Mônaco. Sua história é conturbada, ao longo dos anos dominada pelos romanos, e depois, anexada pelos franceses em 1860.

Esculpido na montanha que ocupa, o edifício mais antigo é a Chapelle de la Saints Croix, concluída em 1306. Eze apresenta galerias de arte, lojas de presentes, hotéis e restaurantes em cada esquina de seus becos de paralelepípedos. Os hotéis atendem aos ricos e famosos com vistas incríveis. Investigamos almoçar em um dos melhores restaurantes da vila, chamado Chateau de la Chevre d’Or, e concluímos que poderíamos tomar uma taça de vinho com salada de queijo de cabra e pão por US $ 280. Pensamos melhor e descemos a colina até o Gascogne Café por um especial de $ 16 do dia.

Antes de partirmos, decidimos seguir a sugestão do proprietário do nosso hotel e encontrar o cemitério e o corredor secreto para os fundos do cemitério com vista para a costa de Mônaco. Encontramos nosso caminho e, fiéis à sua palavra, foi uma vista espetacular. Estávamos sozinhos no cemitério, mas não podíamos imaginar um lugar mais tranquilo para residir vendo os ricos e famosos irem e virem.

Eze é uma ótima viagem de um dia. Você pode chegar lá de trem, mas com a mesma facilidade de ônibus, cerca de 20 minutos de viagem. É bom saber também que o seu bilhete de bonde comprado para o bonde em Nice pode ser usado para o ônibus para Eze se for usado dentro de uma hora após a saída do bonde.

Tempo de viagem para Aix en Provence: 2 horas

Dia 9-14 Aix en Provence

Aix en Provence
© Adam_Lazer / iStock

Aix en Provence, como grande parte do sul da França, foi fundada pelos romanos em 103 aC. A cidade das 1.000 fontes tornou-se a capital da Provença no século XII.

Viemos a Aix en Provence por causa do clima e sua localização em cidades e vilarejos como Avignon, Chateau de Pape, Arles, Marselha, Cassis e Toulon, com serviço de balsa para a Córsega.

Ficamos em um pequeno apartamento de um quarto a 100 metros do Musee Granet. No museu, desfrutamos de uma coleção impressionante do artista Cézanne. Paul Cézanne nasceu em Aix en Provence e seu estúdio não fica longe da cidade. Aix en Provence é mais famosa por seus vinhos rosados ​​secos e comida provençal do que por sua arquitetura. Estávamos a apenas duas quadras do Cours Mirabeau, cheio de ótimos restaurantes e todas as terças, quintas e sábados um famoso mercado cheio de queijos frescos, carnes, vegetais, roupas e quase tudo que você poderia precisar.

A comida da Provença é tão diferente de qualquer outro lugar na França e acredita-se que seja a origem da salada niçoise , bouillabaisse (Marselha discordaria) e ratatouille. Com infusão de azeite e alho, a comida parece mais próxima da culinária italiana do que da França, mas é realmente magnífica.

Aix na Provença é uma cidade moderna com a loja da Apple mais sofisticada que já vimos, uma variedade de restaurantes e shoppings a uma curta distância do centro histórico e de nosso apartamento. Explorar a cidade velha foi uma jornada incrível. Encontramos restaurantes de todos os países do mundo.

Vimos alguns apartamentos na cidade velha que eram muito modestos, mas habitáveis ​​na faixa de US $ 620 a US $ 840 e, no último caso, incluíam serviços públicos.

A Universidade de Aix-Marseille consolidou-se com a Universidade do Mediterrâneo e a Universidade Paul Cezanne, tornando-se a maior população de estudantes de todas as universidades da França. Visitamos o departamento de lingüística e encontramos uma série de aulas de idiomas, incluindo francês para estrangeiros. O sistema da Universidade Francesa é praticamente gratuito se você se qualificar e a ideia de fazer um curso de francês na França era muito atraente.

Nossa estada em Aix en Provence durou cinco dias. Poderíamos ter passado muito mais tempo explorando os arredores e planejando nossa próxima viagem para incluir o Chateau du Pape, Arles e uma visita mais longa a Avignon.

Aix en Provence marcou todas as caixas para nós. Uma cidade moderna, com universidade, mercados de rua, acesso a trens de alta velocidade, proximidade com o Mediterrâneo, aluguéis razoáveis ​​e um bom custo de vida.

Voltaremos durante a vindima em setembro para explorar ainda mais.